terça-feira, 23 de outubro de 2012

http://www.youtube.com/watch?v=9i4hGNTDA0c


AÇO E SEU ESPAÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL


Aço ganha espaço na construção civil
Um grande aliado na construção civil. Ou o principal deles.  Enfim, ao longo das últimas décadas o aço vem provando porque é indispensável no projeto de empreendimentos industriais, sejam eles quais forem. Suas características físicas, químicas e mecânicas tornam o material peça-chave no processo construtivo. O aço de alta resistência possui algumas virtudes num canteiro de obras que precisam ser consideradas, entre as quais flexibilidade, compatibilidade com outros componentes e redução no custo das fundações.
Há uma definição clássica para o uso aço na construção (embora existam muitas outras) de autoria do mestre e engenheiro metalurgista Willy Ank de Morais: “O aço é o metal com maior histórico tecnológico de produção, sendo que o processo apresenta um alto desempenho e menor consumo de energia”. Só por essa definição já é possível imaginar as possibilidades que se abrem em casos de adaptações, ampliações, reformas e mudança de ocupação de edifícios, por exemplo. O uso do material, contudo, deve obedecer a determinados critérios técnicos sob pena de haver imprecisões em termos de engenharia. Há um consenso das inúmeras vantagens do aço e também porque, hoje, ele é plenamente reciclável e menos agressivo ao meio ambiente.


O aço e suas inúmeras possibilidades

Nos sistemas de construção em aço, técnicos empregam perfis laminados em diferentes seções e tubos de seção circular ou quadrada. “Há grande variedade de alternativas oferecidas pelos perfis soldados e os formados a frio obtidos a partir de produtos planos”, observa Cátia, da CBCA. Nos sistemas de construção convencional são empregados vergalhões, barras, telas e treliças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário